quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

NOSSA PESQUISA E SEUS CONTORNOS



EU ME REMEXO MUITO!

“Esse homem vive num corpo. Um corpo que se relaciona, que cria, que se expressa, que sofre expressões, que vibra, que se movimenta.” (Heloísa T. Bruhns)


As crianças visitaram espaços onde elas puderam explorar e experimentar os limites e possibilidades do próprio corpo, provocando-as a viverem e pensarem sobre o movimento, sensações e sentimentos. 







O BRINCANTE E A BRINCADEIRA
“(...) a identidade de uma pessoa e de um povo começa nos rituais de infância.” (Erik Erikson)
Os brinquedos e as brincadeiras contam histórias e trazem aspectos da cultura de um povo. Por isso, realizamos uma troca de experiências, onde as famílias contaram a seus filhos as brincadeiras de sua infância e os filhos contaram aos seus amigos sobre essas brincadeiras. E juntos descobriram que desconheciam muitas brincadeiras . Em clima de euforia e brincadeira, resolvemos investigar algumas delas.









QUE TAL, FAZER E BRINCAR?!
     Curiosos, brincantes e inventores, o Grupo Fogo queria saber como se fazia alguns brinquedos, como: carros, robôs e bonecas. Movidos por esse desejo e inspirados por pesquisas na internet e cheios de imaginação vinda do Conto Clássico "Pinóquio", as crianças confeccionaram alguns brinquedos, que resgatam alguns valores e especialmente o potencial criador de cada uma delas.





 
BRINCADEIRAS QUE INSPIRAM...
O resgate da cultura da infância e a construção de brinquedos, nos levaram ao encontro de artistas plásticos que retratam, através da arte, as brincadeiras mais inusitadas. Dentre eles, Ivan Cruz, fonte de muita inspiração!

Inspirados em uma de suas telas, o Grupo Fogo, criou, brincou e depois fez a releitura de uma das suas obras, Pé de Lata, que causou grande desejo, desafio e superação no momento de brincar!








Nenhum comentário:

Postar um comentário